"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 17 de maio de 2009

Singles Bar #34



















INSPIRAL CARPETS
This Is How It Feels [Mute, 1990]

"Husband don't know what he's done
Kids don't know what's wrong with mum
She can't say, they can't see,
Putting it down to another bad day
Daddy don't know what he's done
Kids don't know what's wrong with mum

So this is how it feels to be lonely
This is how it feels to be small
This is how it feels when your word means nothing at all"


Surgidos em Manchester nos finais da década de 1980, os Inspiral Carpets sempre foram apontados como os parentes pobres da cena Madchester. Por contraponto à exuberância dançante dos Stone Roses e dos Happy Mondays, nomes maiores do "fenómeno", os Carpets inspiravam-se no movimento psych garage da Costa Oeste de meados de 1960s, exemplarmente representado no Farfisa de Clint Boon, imagem de marca da banda. Por outro lado, exibiam uma certa propensão para o dramatismo épico, por vezes a resvalar para a "canção marítima", muito na linha de uns Echo & The Bunnymen. Esta faceta tem o seu apogeu em "This Is How It Feels", prmeiro e maior hit de uma carreira que conseguiu ir para além do prazo de validade da Madchester. Tema de uma profunda melancolia, "This Is How It Feels" aborda, em cerrado sotaque do Noroeste de Inglaterra, temáticas como a violência doméstica e a solidão dentro das relações. Nos coros, uma das vozes é a do então desconhecido Noel Gallagher, à data roadie dos Inspiral Carpets.

5 comentários:

eduardo disse...

não sei se sabes mas os excelentes singles desta banda foram reeditados em 7".

Tive o prazer de os ver em Braga. Não foi um grande concerto, até porque a maioria não os conhecia, mas valeu a pena.

O Puto disse...

É, provavelmente, a minha música preferida deles. Talvez porque a carreira de roadie era pequena demais para conter o seu ego, o Noel Gallagher detesta os Carpets e o tempo que passou com eles.

Shumway disse...

Tal como o O Puto, esta tb é a minha música preferida, de uma banda de singles fortes, mas pouco mais.

Abraço

M.A. disse...

Eduardo:

Não, não sabia. E têm alguma coisa na Jo-Jo's? Por acaso, não me importava de ter este, mais o "Bitches brew" e o "2 worls collide".


Puto:

Talvez seja por isso que o Noel prefira falar nos Roses como a verdadeira epifania...

Puto & Shumway:

Dos singles, talvez o meu preferido seja o "Bitches brew", seguido dos outros dois que refiro. Além disso, também gosto muito de "Best inside" do álbum com o mesmo nome.

Abraços!

eduardo disse...

na loja não tenho mas creio que dá para encomendar os que pretendes. espreita no site.