"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Good cover versions #16












MY BLOODY VALENTINE "Map Ref. 41ºN 93ºW" (WMO, 1996)
[Original: Wire (1979)]

Apanhados no comboio do punk, os Wire cedo mostraram vontade de fugir às sonoridades mais rudimentares. Ao debute Pink Flag, ainda filiado na corrente dos três acordes, segui-se um par de álbuns que, com uma boa dose de experimentação, desbravaram novos caminhos para a canção pop. Os proveitos comerciais desta música aventureira foram escassos, ou praticamente nulos. Já em termos de reconhecimento dos seus pares, os Wire gozam desde então de uma legião de admiradores e seguidores que trespassa géneros e gerações. A prova é Whore, o disco de tributo lançado em 1996 e que envolveu nomes tão diversos como Bark Psychosis, Lush, Fudge Tunnel, Lee Ranaldo, Laika, Band of Susans, Godflesh, ou My Bloody Valentine (MBV). A estes últimos coube recriar "Map Ref. 41ºN 93ºW", single histórico do não menos histórico álbum 154. Curiosamente, nesta versão que é, até ver, o último tema novo de Kevin Shields e C.ª desde Loveless, os MBV surgem mais próximos da pop distorcida do já distante Isn't Anything (1988) do que da desconstrução sónica do colossal disco de 1991.


2 comentários:

O Puto disse...

Depois de "Loveless" só conhecia o tema incluído na compilação para fins humanitários "Peace Together", para a qual contribuiram com uma versão improvável de "We Have All The Time In The World", como deves saber. Abraço!

Shumway disse...

"Very good" cover

Abraço