"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Discos pe(r)didos #22



















IKARA COLT
Chat And Business [Fantastic Plastic, 2002]

Hoje caídos no esquecimento, os Ikara Colt foram um grupo londrino formado por quatro estudantes de Artes que, na alvorada do novo século, esteve na linha da frente na recuperação das sonoridades que marcaram o período pós-punk. Isto antes da "estética" ter sido amansada até à boçalidade que hoje ostenta, para proveito de editoras e gáudio de DJs.
Chat And Business, o longa-duração de estreia do quarteto, caracteriza-se pelo interessante despique entre os riffs contundentes de Claire Ingram e as invectivas oportunas do vocalista Paul Resende, tudo condimentado por subtis apontamentos de electrónica obtusa. Surpreendentemente, o disco resulta numa descarga de energia capaz de rivalizar com uns Motörhead, enquanto presta a devida vénia a alguns dos mais interessantes projectos nascidos na Grã-Bretanha de finais da década de 1970, sem que, com isso, os Ikara Colt percam um pingo da sua identidade. Por exemplo, "City Of Glass" é melodia nervosa e fracturada na senda dos The Fall. "At The Lodge", por seu turno, tem a frieza mecânica característica dos Joy Division. Já a sofisticação abstraccionista dos Wire é presença constante e pouco dissimulada.
Na edição que possuo, Chat And Bussiness faz-se acompanhar do EP Basic Instructions, editado poucos meses após o álbum, mas já revelador de significativos progressos na construção de uma sonoridade mais coesa e personalizada. É muito provável que bandas do presente, como os These New Puritans, tenham recolhido daqui alguns apontamentos.


1 comentário:

Shumway disse...

Excelente recordação

Abraço