"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

EM ESCUTA #24

















BRITISH SEA POWER
Do You Like Rock Music?

(Rough Trade, 2008)

Só agora, um mês após a sua edição, me sinto capaz de formular uma opinião sobre o novo disco dos BRITISH SEA POWER (BSP). Sendo eu um entusiasta deste quarteto de Brighton desde a primeira hora, necessitei de inúmeras audições para concluir que uma parelha de temas ("All In It" e "Waving Flags") de grandiosidade previsível, na linha de uns Arcade Fire, é um equívoco perfeitamente dispensável. Neste particular, "No Lucifer" é mais contido e, por isso, passa o teste por uma unha negra.
Nos restantes temas, os BSP oferecem-nos o tal rock a que alude o título e que o EP Krankenhaus já prometia. Mercê de uma produção mais refinada do que no passado, os melhores momentos de Do You Like Rock Music? ("Atom", "Down On The Ground", "Lights Out For Darker Skies") soam mais incisivos e imediatos que nunca.
As letras, semi-politizadas, semi-impenetráveis, mantêm intacta aquela aura de misticismo que é já uma imagem de marca e que, segundo rezam as crónicas, é uma mais-valia em palco.
Sendo certo que Do You Like...? é já um êxito comercial sem precedentes na carreira dos BSP, também não deixa de ser verdade que está longe de ser o seu melhor. Ainda assim, um disco muito acima da média que recomendo sem hesitações.

4 comentários:

Acorda Bamba disse...

Na minha opinião este é o melhor álbum que sai para as bancas este ano...até ver :)

Concordo com o que dizes, aquela sensação de Arcade Fire em duas ou três faixas...mas acho que está aqui um bom álbum. E estes rapazes com certeza irão surpreender bastante daqui em diante.

Anónimo disse...

Sim, acho que tens toda a razão. Quando se tenta armar ao épico a coisa tende a descambar. Mas o resto é um conjunto muito interessante. Dos melhores do ano até agora.

Unknown disse...

É um bom álbum, sem dúvida e concordo contigo: não é o melhor dos BSP. Será que começam a chegar ao cansaço? :S

O Puto disse...

Comecei por este, irei indagar os anteriores, tal como aconteceu com os Shins.