"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

AO VIVO #12

Spoon @ Aula Magna, 23/02/2008

Há algum tempo atrás, poder ver os Spoon em concerto por duas vezes no espaço de meio ano seria algo de inimaginável. Mais improvável seria ainda a possibilidade de, em duas noites consecutivas, poder partilhar não só os mesmos espaços de diversão nocturna, como também algumas impressões com Britt Daniel e o gentleman Jim Eno, os dois estrategas da banda texana vai para 15 anos.
Comparativamente ao concerto de Agosto passado em Paredes de Coura, já de si excelente, a prestação de sábado à noite triunfa a toda a linha: um concerto mais longo, dirigido a um público apreciador, e mais representativo do percurso muito peculiar desta banda.
Sem perder tempo com conversas de circunstância, os quatro músicos em palco despejam quase duas dezenas de temas que não deixam ninguém indiferente, desde o público mais conhecedor até alguns recém-convertidos. Após a destruição das cordas de uma guitarra no culminar de belíssimo "Black Like Me", não poderia faltar o regresso ao palco para o encore da consagração.
Perante o groove de uma pianada como já não se usa, e os espasmos guitarrísticos de Britt Daniel, o mais difícil era mesmo permanecer colado à cadeira.
Ou muito me engano, ou aquela ovação final poderá ser o prenúncio de uma daquelas paixões em que o povo lusitano é pródigo.

Antes dos Spoon, passaram pelo palco os Mazgani, banda que leva o nome do seu mentor, um iraniano radicado em Portugal há mais de duas décadas. Com uma música de um dramatismo exacerbado, tanto recuperam glórias do passado (Echo & The Bunnymen, The House of Love), como encontram paralelos no presente (DeVotchKa). Sem serem particularmente originais, o que mais impressiona nos Mazgani é uma competência para por as ideias em prática pouco usual por cá. O público, em claro sinal de reconhecimento, aplaude.


Sem comentários: