"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

DISCOS PE(R)DIDOS #17

















THE GUN CLUB
Fire Of Love (Ruby/Slash, 1981)


Oriundos de Los Angeles, os Gun Club apresentaram-se ao mundo com este verdadeiro clássico, uma combinação inesperada e inovadora de punk, rockabilly, blues e country-rock. Em simultâneo, e recorrendo ao um imaginário cartoonesco, os camaradas The Cramps, pisavam os mesmos territórios, embora a milhas de distância do negrume deste combo liderado por Jeffrey Lee Pierce.
Uma secção rítmica absolutamente groovy e uma guitarra em chamas fornecem a energia necessária à poesia maldita de Pierce. Os tópicos aflorados por alguém que viveu sempre à beira do precipício não poderiam ser outros: morte, sexo, drogas e magia negra.
Logo a abrir, o petardo "Sex Beat" não engana - pulsão sexual feita rock'n'roll. "She's Like Heroin To Me" estabelece a comparação entre um desejo incontrolável e o vício que contribuiria para a morte prematura de Pierce, em 1996. "For The Love Of Ivy" é demonstração de devoção a Poison Ivy, a guitarrista dos citados The Cramps. "Fire Spirit" e "Ghost On The Highway" são banda sonora para viagem assombrada pela imensidão do deserto.
Hoje algo esquecido, Fire Of Love é um disco sacado aos recantos mais lúgubres da alma. A sua perenidade e relevância tornam-no peça fundamental na discoteca de qualquer melómano que se preze. Se ajudar em alguma coisa, posso acrescentar que os frutos deste cocktail explosivo foram, anos mais tarde, colhidos por gente tão ilustre como Nick Cave, Mark Lanegan ou os Gallon Drunk.

3 comentários:

Shumway disse...

É mesmo incrivel, ainda há poucos dias, pensei em dedicar um post não só a este disco, mas a uma excelente carreira, hoje muito pouco falada, mas que para mim, foram um das bandas mais importantes dos anos 80, pois para além deste disco, adoro o "Miami" e o "Mother Juno". Ambos mais uma prova reveladora do génio de JLP. (se calhar debruço-me sobre estes)

Abraço

strange quark disse...

Esta rúbrica para mim é mais "Discos Desconhecidos" :)

M.A. disse...

Shumway:
Concordo em pleno contigo quando dizes que foram uma das bandas mais importantes dos anos 80. Só é pena que não haja muita gente a reconhecê-lo...
Quanto ao post, entre este e o "Miami" foi difícil decidir. A escolha acabou por recair sobre este, talvez, por ser o 1.º. Fico a aguardar o teu post.

S.Q.:
Este, garanto-te, merece mesmo ser conhecido :)

Abraços