"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 4 de novembro de 2007

SINGLES BAR #16

SEBADOH
Soul And Fire (Domino, 1993)

It's all a matter of soul and fire
Infatuation or true desire
The thrill of discovery, divine intervention
Cruel, cruel change, pain of rejection
As you walk away, think of all the joy we shared
If you decide you need me, I'll be wondering if I care
Not there to soothe your soul, friend to tender friend
I think our love is coming to an end

Em 1989, insatisfeito com a papel dominador de J Mascis, Lou Barlow abandonou os Dinosaur Jr.. Nesta altura, tinha já criado o projecto SEBADOH, igualmente um trio e veículo para as composições que não tinham lugar nos discos dos Dinosaur.
Quando editaram Bubble And Scrape, o álbum que abre com "Soul And Fire", os Sebadoh dispunham já de um considerável culto nos restritos meios underground. O ponto de viragem deu-se com este single que, longe de ser um sucesso comercial, foi alvo de rodagem insistente nas college radios norte-americanas, expondo a música do trio a um público mais alargado.
Para aqueles que conhecem aquela que será, provavelmente, a melhor break-up song da história do indie rock é fácil perceber os motivos que levam "Soul And Fire" a ser, ainda hoje, a canção mais aplaudida dos Sebadoh (como aconteceu no concerto de Barlow a solo, há coisa de dois anos, na ZdB). Como todas as grandes canções pop devem ser, "Soul And Fire" é bela e incisiva: o tom de abandono na voz, subindo ligeiramente apenas no refrão, e a economia de meios do acompanhamento instrumental, fazem com que a letra vá directa ao ouvinte.
Sendo uma canção que aborda uma temática muito delicada, cantada de forma tocante, impressiona a forma como "Soul And Fire" está tão longe de soar lamechas. Será aí que reside todo o seu poder de sedução.
Vídeo de "Soul And Fire" (ao vivo 02/09/2007)

2 comentários:

eduardo disse...

Antes de mais, grande single!!

Consta-se que eles andam em digressão e quem sabe um novo disco poderá estar no horizonte.

Shumway disse...

Excelente escolha.
Provavelmente uma das melhores dos Sabadoh. Um dos pioneiros "lo-fi".
Já em relação aos albums, é dificil escolher, pois favoritos são muitos. Entre o "Bubble...", o "Bakesale", o "Harmacy", mas tb o "III".
Estará na altura de um post sobre um deles :)
Abraço