"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 6 de novembro de 2007

EM ESCUTA #21

MAGIK MARKERS
Boss (Ecstatic Peace, 2007)

Dos MAGIK MARKERS (MM) guardo a recordação de uma excelente performance, ainda em formato trio, no palco da ZdB em finais de 2005. O palco sempre me pareceu, aliás, o ambiente natural para o noise rock fortemente enraízado nos ensinamentos da no wave desta banda do Connecticut. Terão sido estas características que atraíram a atenção dos Sonic Youth que os convidaram para algumas primeiras partes e, consequentemente, os MM assinaram pela editora de Thurston Moore.
Chegados a 2007 reduzidos ao duo Elisa Ambrogio (voz, guitarra) e Pete Nolan (bateria), e fruto de um constante work in progress documentado nos inúmeros CD-Rs gravados, contando com Lee Ranaldo na produção (que também dá uma mãozinha nas guitarras), os MM operam em Boss uma autêntica revolução no seu percurso, propiciando comparações a alguns contágios pop em cenário sónico de bandas como The Breeders, Helium ou Belly. Os maiores exemplos deste estado de coisas são também as duas maiores surpresas de Boss: a balada ao piano de "Empty Bottles" e a beleza planante da electro-acústica "Bad Dream". No extremo oposto a estes temas estão os resquícios de maior experimentalismo , seja o silvo dos primeiros instantes do inicial "Axis Mundi", sejam os loops fantasmagóricos do derradeiro "Circle".
Extremismos à parte, os grandes momentos de Boss resultam de um saudável equlíbrio entre os diferentes elementos: as melodias circulares e a voz lânguida de Ambrogio hipnotizam durante os nove minutos de "Last Of The Lemach Line", e "Taste" é um tema cativante que poderia resultar da união de esforços dos Sonic Youth e Patti Smith, com o baixo dos Morphine.
No seu espectro, duvido que Boss tenha paralelo em tempos mais recentes, pelo que, penso ser quase obrigatório para todos os apreciadores do género. Vejam uma pequena amostra aqui.

Sem comentários: