"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

SONGS THAT SAVED YOUR LIFE

Há vinte anos, no mês que que hoje se inicia, Johnny Marr batia com a porta, precipitando assim o fim da mais emblemática banda indie de sempre, facto de proporções semelhantes às do fim de um certo quarteto de Liverpool, quase duas décadas antes.
Para trás ficaram dezenas de canções intemporais a roçar a perfeição, saídas da pena da dupla Morrissey/Marr e dirigidas ao coração de todos e de cada um de nós.
Mesmo para quem conhece esse corpo de obra tão significativo de trás para a frente, escolher apenas dez exemplares que o representem não constitui tarefa fácil. Em todo o caso, e depois de muito reflectir, aqui fica o meu top ten:

10. THIS CHARMING MAN
(Single, 1983; The Smiths, 1984)
9. THE HEADMASTER RITUAL
(Meat Is Murder, 1985)
8. HALF A PERSON
(B-side de "Shoplifters Of The World Unite", 1987)
7. THE QUEEN IS DEAD
(The Queen Is Dead, 1986)
6. SHOPLIFTERS OF THE WORLD UNITE
(Single, 1987)
5. PANIC
(Single, 1986)
4. THERE IS A LIGHT THAT NEVER GOES OUT
(The Queen Is Dead, 1986)
3. GIRLFRIEND IN A COMA
(Single, 1987; Strangeways, Here We Come, 1987)
2. WHAT DIFFERENCE DOES IT MAKE?
(Single, 1984; The Smiths, 1984)
1. HOW SOON IS NOW?
(B-side de "William It Was Really Nothing", 1984; Single, 1985; Meat Is Murder, 1985)


Como blogue plural que se orgulha de ser, o April Skies pretende também auscultar os seus visitantes, habituais ou não. Para tal, basta enviarem a lista dos vossos dez temas preferidos dos Smiths (não necessariamente por ordem de preferência) via correio electrónico para o endereço indicado na barra lateral deste blogue. As "votações" decorrem durante todo o mês de Agosto e os resultados serão publicados no início de Setembro, logo após as férias. Fico a aguardar.

8 comentários:

Joe disse...

Vejo que o síndroma "alta-fidelidade" está a atacar com força, e felizmente não apenas para os meus lados :)))) Uma lista destas não se faz do pé para a mão, mas sabes que nestas coisas não sou homem para fugir às minhas responsabilidades. Vou reflectir e a seu tempo receberás o meu veredicto.
Abraço e boas férias - se já for o caso...

O Puto disse...

Já enviei a minha.
Boas férias, se não falarmos antes!

M.A. disse...

Eu sabia que poderia contar com o vosso veredicto.
Quanto às férias, infelizmente só chegam no fim da próxima semana. Mas obrigado na mesma.

Puto, a gente vê-se em Paredes de Coura, não?

O Puto disse...

No dia 15 estou lá de certeza.

Anónimo disse...

Boas! Só acho que qualquer lista das 10 mais teria que ter sempre "Last Night I dreamt...". Por maioria de razão, essa eu colocaria no primeiro lugar deste top

M.A. disse...

TZL:
Confesso que não entendi totalmente o sentido do teu comentário. Pelo facto peço desculpa.
Mas deu para perceber que o teu tema preferido dos Smiths é o "Last night I dreamt..." (uma grande canção, mais uma...). E as outras? Gostava de saber a tua opinião. Fico à espera... :)

Anónimo disse...

Qd disse "lista das 10 mais" estava a falar de sempre e de qualquer banda.
De resto, colocaria talvez "the boy with the thorn in his side". De qualquer forma, vou a correr buscar o rank para os ouvir ao vivo no meu carro antes de ir jantar :-)

Shumway disse...

Já seguiu via mail
:)