"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Singles Bar #71








WIRE
Outdoor Miner
[Harvest, 1978]




Não é fácil para os seguidores - mesmo os mais próximos - dos Wire acompanhar as viragens estéticas da banda formada em Londres em pleno turbilhão punk. Até às descargas abrasivas que pontuam alguns trabalhos mais recentes, partiram da subversão arty do punk, e prosseguiram por uma via oblíqua que apenas tangia a pop ao de leve. Nunca amarrados a conceitos estandardizados, traçaram um caminho que talvez não conheça paralelo na música popular dos últimos 35 anos.

No já vasto reportório há objectos estranhos, mais próximos das premissas pop, mesmo que sujeitos ao devido "tratamento Wire". É o caso de "Outdoor Miner", o único tema neste longo percurso que foi capaz de conquistar o estatuto de hit, não tanto pelo sucesso em termos de vendas, mas mais pelo considerável número de versões de que tem sido alvo. Mesmo no contexto de maior concessão à normalidade melódica do  segundo álbum (Chairs Missing), "Outdoor Miner" destoa pela suavidade e a leveza vapororosa, características possíveis por via da contenção da voz e das texturas dos teclados liquefeitos. Curiosamente, e contrariamente ao que é comum, na versão single o tema tem uma duração ligeiramente superior àquela que é incluída no álbum, esticando-o assim para tempos mais próximos do formato radiofónico. Da letra, contudo, não esperem discernir quaisquer clichés pop: é a habitual ambiguidade, só decifrável na mente de Colin Newman, o seu autor.

Sem comentários: