"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 18 de julho de 2010

Singles Bar #49






THE SUNDAYS
Can't Be Sure
[Rough Trade, 1989]






Na Inglaterra da viragem dos oitentas para os noventas, dominada pelas tendências dançantes da Madchester, surgiu uma banda apostada em cruzar a dream-pop e o iminente shoegaze. Neste ambiente, os The Sundays nasceram do feliz encontro da cantora Harriet Wheeler e do guitarrista David Gavurin, dupla que, até aos dias de hoje, partilha uma vida em comum. Deram-se a conhecer com este "Can't Be Sure", tema assinalado pela filigrana das guitarras, como que a sugerir uma versão mais leve da densidade textural dos Cocteau Twins. Sobre a teia circular instrumental paira a voz ingénua e arejada de Harriet, que, com tais atributos se tornou musa imediata da comunidade indie. A confirmar os excelentes apontamentos deixados por este primeiro single, o ano seguinte trouxe o álbum-debute (Reading, Writing And Arythmetic) e o correspondente single (Here's Where The Story Ends) que mereceu intensa exposição radiofónica. Neste curto período de actividades ficou evidente o potencial dos The Sundays para aspirar a altos voos, quem sabe até capazes de penetrar no mainstream. Porém, o período de ruptura da Rough Trade Records que coincidiu com estes lançamentos haveria de condenar a banda a um lento definhar, sem mais encontrar a graça destes primeiros tempos.

4 comentários:

hg disse...

Muito eu ouvi os dois primeiros discos dos Sundays na altura. Eram capazes de deliciosas melodias pop e foi uma pena nunca terem conseguido dar o salto para um público mais vasto... pois pareciam ter todos os ingredientes para não ficarem restringidos a uma minoria.

M.A. disse...

Vê lá tu que eu ouvi isto, pela 1.ª vez, na RFM! Eram outros tempos esses...

Gravilha disse...

muito bom o primeiro disco; o post deu-me vontade de voltar a ouvi-lo e continua muito bom. e continuo a achar que é melhor esta boa memória que uma "explosão" na direcção errada.
cheers!

M.A. disse...

De certa forma, a explosão na direcção errada existe. Chama-se Cranberries :)

Abraço.