"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Good cover versions #40

















BABES IN TOYLAND "All By Myself" [Reprise, 1995]
[Original: Eric Carmen (1975)]

Enquanto membro dos Raspberries, Eric Carmen pode gabar-se de ter estado na primeira linha daquilo a que convencionou chamar-se power-pop. A solo, especializou-se no género de baladas a escorrer azeite que fizeram as delícias do FM durante boa parte das décadas de 1970 e 1980. Nesse período, amealhou sucessos em solo norte-americano, entre eles o maior foi o hiper-meloso "All By Myself", balada apropriada a bodas e fins de noite em danceterias de gosto duvidoso. O último momento de relativa visibilidade foi quando, em perfeita sintonia com o público alvo, viu um tema seu incluído na banda-sonora de um determinado filme que ficou gravado no coração de qualquer sopeira com mais de 30 anos.
Vinte anos depois dos Raspberries, também as Babes in Toyland estavam na primeira linha do "movimento" riot grrrl. Três álbuns e uns quantos formatos reduzidos volvidos já definhavam. O último disco é já um desfile de tiques que redunda em auto-caricatura. Nemesisters vale apenas pelo trio de versões incluídas no final do alinhamento. Uma delas é o esventramento de "All By Myself" em modo tão desleixado que só pode ser chacota: a parte instrumental resume-se basicamente a uns escassos acordes de guitarra, a voz desperta de um estado lisérgico na berraria de um histerismo gratuito do refrão. Num número de pura diversão, as Babes in Toyland recolhem aprendizagem do amadorismo deliberado de uma Raincoats dos primórdios. E já que falámos em sopeiras, duvido que uma carpideira quebequiana cujo nome me recuso a pronunciar tenha retirado daqui alguns ensinamentos aquando da cópia quase fiel do êxito de Carmen.

1 comentário:

O Puto disse...

Tens razão quando dizes que as versões são das poucas músicas que se aproveitam do álbum.