"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 20 de julho de 2010

R.I.P.


ANDY HUMMEL
[1951-2010]

Andy Hummel (na foto, o primeiro a contar da esquerda), baixista da formação original dos Big Star morreu ontem, vítima de cancro. Esta triste notícia surge escassos quatro meses após o inesperado desaparecimento do "chefe-de-fila" Alex Chilton, e faz com que Jody Stephens seja agora o único membro sobrevivente do quarteto fundador da banda que melhor definiu as "regras" do power-pop. Lembre-se que o torturado guitarrista/compositor Chris Bell pereceu a um acidente de viação no longínquo ano de 1978.
Hummel esteve com os Big Star por um curto período de tempo (entre 1971 e 1973), mas o suficiente para ter participado na feitura dos álbuns #1 Record (1972) e Radio City (1974), obras que, apesar do número de vendas desprezível, deixaram marca indelével na pop subsequente. Teenage Fanclub, The Replacements, The Posies, R.E.M., The Lemonheads, e Wilco são apenas alguns exemplos dos seguidores mais ou menos assumidos dos Big Star. Remetido à obscuridade desde então, Hummel também não esteve envolvido no renascimento da banda em 1993, com uma formação que integrava Jon Auer e Ken Stringfellow, ambos membros dos discípulos The Posies.


"The Ballad Of El Goodo"
[Ardent / Stax, 1972]

Sem comentários: