"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Good cover versions #39

















PJ HARVEY _ "Highway '61 Revisited" [Island, 1993]
[Original: Bob Dylan (1965)]

Polly Jean Harvey é o típico caso da artista cujo envelhecimento tem acompanhado o do seu público. Talvez por isso, continue a gozar de um culto que não dá mostras de esmorecer. Pela parte que me toca, atribuo-lhe a devida relevância pelos primeiros trabalhos, os do tempo de afronta ao establishment macho do universo rock. Isto, em detrimento da contenção que tem caracterizado os discos da idade adulta. 
Revelada ainda como líder do trio que recebia o seu nome, surpreendeu meio mundo pela visceralidade do soberbo Dry (1992). Para o segundo registo (Rid Of Me), entrou em estúdio na companhia de Steve Albini, porventura a única pessoa capaz de a ajudar a superar a "secura" do antecessor. Saiu de lá com o conjunto de temas mais cru de toda a sua carreira, alguns deles captados ao primeiro take. Entre eles está um ataque a golpes de guitarra contundente a um dos maiores clássicos da "vaca sagrada" Bob Dylan. Apesar de o conjunto de parábolas de "Highway '61 Revisited" ser, à data, um dos temas mais atípicos do cantautor folk, tanto pela estrutura, como pelo "exprimentalismo" dos sons incidentais,  nada faria supor que se dispusesse ao assalto sónico de miss Harvey.

Sem comentários: