"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

R.I.P.

VIC CHESNUTT
[1964-2009]

Por motivos de pausa natalícia, um gajo ausenta-se por uns dias e, no regresso a este admirável mundo virtual, é logo confrontado com uma triste notícia: Vic Chesnutt deixou este mundo no passado dia de Natal, depois de um período em coma induzido por uma sobredose de antiespasmódicos. A tese do suicídio carece ainda de confirmação.
Atirado para uma carreira-de-rodas depois de um acidente de viação com apenas 18 anos, Chesnutt deixou expressa toda a sua amargura na relativamente extensa obra que deixou gravada, objecto de de um culto junto da comunidade musical num espectro que se estende para além das fronteiras do indie-folk/slowcore, género a que normalmente era associado. Ainda recentemente havia editado o intenso At The Cut (do qual se extrai a faixa mais abaixo), disco em que contou com colaborações de elementos dos Godspeed You! Black Emperor e dos Fugazi.
Embora tratando-se de alguém que não exprimia particular regozijo por estar vivo (ou talvez por isso), tenho de confessar que este desaparecimento não deixa de me causar alguma comoção.


"Chain"
[Constellation, 2009]

Sem comentários: