"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 13 de setembro de 2009

Good cover versions #25











THE BREEDERS "Happiness Is A Warm Gun" [4AD, 1990]
[Original: The Beatles (1968)]

Dado o estatuto dos fab four, pegar num tema sua autoria e reinterpretá-lo é sempre uma manobra arriscada. A mais, quando o tema em questão é "Happiness Is Warm Gun", uma das canções mais arrojadas e complexas dos Beatles, uma espécie de antepassado de "Paranoid Android" com cinco segmentos distintos nos menos de três minutos de duração.
Destemidas, as Breeders - então um projecto de Kim Deal e Tanya Donelly em paralelo com os Pixies e Throwing Muses, respectivamente - fazem de "Happiness... " um excelente exemplar de indie rock angular. Com o protagonismo de cada instrumento a ser repartido pelas diferentes seccções da canção, ao bom estilo de Steve Albini, responsável pelas "produção", respeitam de certa forma a estrutura do original. A típica voz de gata com cio de Kim Deal realça um certo pendor sexual implícito nas palavras, apenas uma das múltiplas interpretações a que se propicia uma das mais ambíguas letras de John Lennon.

4 comentários:

hg disse...

Adoro a versão das Breeders. Como quase tudo o que está no seu disco de estreia. Magnifica versão! (ao ouvir novamente este tema não resisti a repescar as Breeders do Pod lá do fundo do baú)

Shumway disse...

Uma das minhas versões preferidas de uma das melhores canções dos Beatles, que não é muitas vezes referida, provavelmente pelo conteudo da sua letra.

Abraço

M.A. disse...

A "ideia" veio precisamente da aquisição e audição compulsiva do "Álbum Branco" na nova edição remasterizada...

Abraço!

O Puto disse...

Também gosto muito desta versão de um dos melhores temas do álbum branco.