"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Little trouble girls















A vida de Christopher Owens dava um filme de Alejandro González Iñarritu... Criado na comunidade Children of God, uma das mais controversas seitas apocalíticas dos Estados Unidos, desde muito cedo recorreu ao uso das mais variadas substâncias dopantes. Presentemente, admite o consumo abusivo de analgésicos. Para compor o quadro negro, o relacionamento amoroso com uma companheira de banda terminou com acrimónia. Como é óbvio, o desarranjo que lhe vai na mente tem reflexo na obra dos Girls, o projecto que partilha com Chet 'JR' White. À superfície, a música criada pela dupla evidencia a devoção, em igual medida, pela pop imperfeita dos Guided by Voices e pelo space rock dos Spiritualized. Penetrando nas camadas internas, detectam-se vestígios da pop West Coast dos Byrds, surf rock, twee pop, e até da pompa glam rock, tudo servido numa amálgama positivamente esquizofrénica. O primeiro longa-duração, singelamente intitulado Album, chega amanhã às lojas norte-americanas numa joint venture da diminuta True Panther Sounds com a "consagrada" Matador Records. O Velho Continente terá de esperar pela próxima semana. Até lá, o mais sério candidato a ovni do ano pode ser escutado na íntegra aqui.

1 comentário:

hg disse...

Bastaria a t-shirt dos Suede com que o vocalista dos Girls aparece em muitas das fotos para me chamar a atenção. Mas nem foi o que aconteceu neste caso. A dita t-shirt só a vi depois de ouvir o disco. Disco esse que, durante algumas semanas, ouvi intensamente. Não mudará a história da música mas faz optima companhia.
Uma pena que a sua passagem, em breve, por Espanha, não passe por Portugal.