"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sábado, 25 de julho de 2009

Good cover versions #23













SIOUXSIE & THE BANSHEES "Dear Prudence" [Polydor, 1983]
[Original: The Beatles (1968)]

Aquando do "retiro espiritual" dos fab four na Índia, John Lennon escreveu "Dear Prudence" dirigida a Prudence Farrow (irmã da actriz Mia), na altura a passar um mau momento. O tema viria ser um dos pontos altos do alinhamento do magistral "álbum branco".
Privados de guitarrista, depois do despedimento de John McGeoch, e com concertos agendados, os Banshees requisitaram os serviços temporários do amigo Robert Smith. Na despedida, para se concentrar de novo nos seus The Cure, o próprio Smith sugeriu que gravassem um single que serviria de documento desta breve passagem. Em sinal da devoção dos Banshees pela música dos Beatles, a escolha recaiu precisamente sobre uma versão de "Dear Prudence". Apesar do peso da responsabilidade, os Banshees não se inibiram, e criaram um dos seus momentos de maior tempero pop. Tão bom que se tornaria o maior hit de toda a carreira. Não deixa de ser irónico que, mais de 25 anos volvidos, ainda há muita boa gente presa às tendências "cinzentonas" de oitentas, gente normalmente avessa à música dos quatro de Liverpool (são muito comerciais, dizem), que desconhece a autoria do original.


4 comentários:

eduardo disse...

costumo passar esta nos meus sets das versões. Comprei recentemente o "Through The Looking Glass".

O Puto disse...

Para mim, dizer que não se gosta dos Beatles (e não me refiro à idolatração) ou que não se lhes reconhece valor, é como afirmar que não se gosta de música. :P
Curiosamente, esta versão de S&B foi uma das primeiras músicas deles conheci.
Abraço!

Poppe1 disse...

Este tema é lindo!

Shumway disse...

Quando estava a descobrir os S&B, aí por volta de 86/87 foi uma das primeiras músicas que conheci, e ainda não conhecia sequer a versão original.
Mas concordo contigo, ainda devem existir muitos fãs que não fazem ideia de quem a escrveu.
Será que mudariam de opinião sobre a banda?

Abraço