"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 21 de julho de 2009

Discos pe(r)didos #28



















HÜSKER DÜ
Metal Circus [SST, 1983]

Nascidos em berço hardcore, os Hüsker Dü cedo manifestaram alguma insatisfação com limitações do género. Nas edições em catadupa que marcaram os primeiros anos de vida do trio de Minneapolis, era notório um progressivo afastamento das temáticas politizadas nas canções de Bob Mould e Grant Hart, os dois compositores-vocalistas de serviço. Em sentido contrário, as questões pessoais e emocionais iam ganhando terreno. O ponto de ruptura definitiva deu-se com Metal Circus, um EP de sete temas originalmente previsto como um álbum (ou mini-álbum) de onze. A intenção inicial foi sabotada por um pequeno insólito: por falta de pagamento da conta da electricidade, a companhia cortou a corrente no estúdio em que os hüskers gravavam. Eram difíceis aqueles tempos...
Nos iniciais e quase-siameses "Real World" e "Deadly Skies" (e nos restantes temas saídos da pena de Mould) ainda está bem patente a velocidade vertiginosa característica dos primórdios. Porém, por entre a muralha de ruído, vislumbra-se um sentido melódico inaudito. No primeiro, Mould, num dos vocais mais furiosos que se lhe conhecem, é contundente para com os fiéis à ortodoxia hardcore: "You want to change the world / By breaking rules and laws / People don't do things like that / In the real world at all". Escrito e interpretado por Hart, "It's Not Funny Anymore" ataca novamente o género "proscrito". Aqui, a paixão pela pop dos Byrds e dos Beatles é assumida sem preconceitos. Seguindo numa linha contígua, "Diane" é o relato do ponto de vista do criminoso de um trágico caso real: a violação e homicídio de uma empregada de mesa local. Na distorção cortante da guitarra, uma certa banda de Seattle, cujo nome começa por N, encontraria a sua génese. Por coincidência, ou talvez não, a frieza da temática de "Diane" é semelhante à de um tema chamado "Polly", certamente vosso conhecido... Já o derradeiro "Out On A Limb" terá sido ouvido vezes sem conta por Charles Thompson e Joey Santiago, dois putos de Boston. A partir dos riffs esquizofrénicos, a dupla desenvolveu a essência de uma lenda chamada Pixies...
Embora padecendo ainda uma produção deficiente derivada da escassez de meios, Metal Circus acaba por ser o passo corajoso e necessário antes da concepção do duplo Zen Arcade (1984), obra incontornável não só da década de 1980, como de toda a música dita alternativa.


"Real World"

Sem comentários: