"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 17 de julho de 2009

As novas engenharias










Quatro anos volvidos desde a estreia homónima, os Engineers estão de regresso com Three Fact Fader, acabadinho de editar. Para os mais esquecidos, lembro que esta banda de Leeds, entretanto reduzida a trio, foi pioneira na recuperação das sonoridades shoegazing, algum tempo antes de os exemplares do género surgirem como cogumelos do outro lado do Atlântico. Com maior presença da componente electrónica, o novo disco elimina qualquer traço post-rock do seu antecessor. Ao invés, surge na sonoridade dos Engineers uma certa propensão para o kraut e, sobretudo, uma aproximação aos nu-gazers escandinavos. Este é o primeiro single:



"Clean Coloured Wire" [Kscope, 2009]

2 comentários:

O Puto disse...

Ou não fossem eles engenheiros.
Achas que o termo "nu-gazer" será apropriado para este revivalismo saudável? É que, levado à letra, refere-se às pessoas que fixam o olhar em novidades. ;)
Abraço!

M.A. disse...

Bem vistas as coisas, talvez não seja o termo mais apropriado, mas é o que há :) Por acaso, nunca me tinha ocorrido "traduzi-lo" à letra.
Abraço!