"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 8 de julho de 2009

20 anos de música "merginal"











Fundada por Mac McCaughan e Laura Ballance, respectivamente vocalista/guitarrista e baixista dos Superchunk, com o intuito de lançar os discos da sua banda, a Merge Records leva já 20 anos de história. Desviada do plano inicial, nestas duas décadas a editora sedeada na Carolina do Norte foi responsável por discos marcantes de bandas como Neutral Milk Hotel, Arcade Fire, Lambchop, The Trail of Dead, Polvo, The Clientele e, claro, Superchunk. Para assinalar a efeméride, os últimos meses têm conhecido uma série de edições comemorativas, todas elas com fins beneméritos.
Score! - 20 Years Of Merge Records consiste numa colecção de 14 CDs que fazem o resumo destes últimos 20 anos de edições, com a particularidade de o alinhamento ter sido escolhido por um curador diferente. Georgia Hubley (Yo La Tengo), David Byrne, Peter Buck (R.E.M.), e realizadora Miranda July estiveram entre os "jurados". Sujeita a subscrição entretanto encerrada, a boxset tinha um preço proibitivo nestes tempos de crise.
Mais em conta para o consumidor é Score!... - The Covers, como o próprio título indica, uma compilação de temas originalmente lançados pela Merge. Ao todo, são 20 versões interpretadas por uma série de convidados externos à editora. Da lista fazem parte, entre outros, Les Savy Fav, The New Pornographers, The National, Bright Eyes, Okkervil River, Ryan Adams, The Shins, The Apples in Stereo, e Broken Social Scene. Dos temas escolhidos, os Superchunk são obviamente os mais representados com um total de quatro. Caso estejam interessados, convém que se apressem, pois a edição é limitada a 7000 exemplares. De entre as duas dezenas de versões, não resisto a exibir a transformação radical levada a cabo pelos noiseniks Times New Viking de um original de um certo colectivo canadiano, até há bem pouco tempo visto como a melhor banda de todos os tempos. Ainda se lembram deles, suponho.


5 comentários:

strange quark disse...

És mesmo mauzinho... a propósito, de que banda é que estás a falar? ;)

Pela amostra de 30s deixada à disposição dos meus ouvidos, apenas deu para notar uma salganhada porque o som é uma boa treta. Aquilo é mesmo assim, ou o ficheiro está comprimido até ao tutano?

abraço

Shumway disse...

Estava à espera de um Top 20 a acompanhar... :-)

Abraço

M.A. disse...

S.Q.:

Como supus que muita gente já não se iria lembrar, pus o nome nas etiquetas do post :)
É mesmo assim. Inscreve-te no imeem (não custa nada, por enquanto) e, talvez possas ouvir o resto.

Shumway:

Um Top 20 não era mal pensado. O tempo é que tem escasseado. Quem sabe, um dia...

Abraços

O Puto disse...

A tal banda canadiana pode não ser a melhor do mundo, mas penso que será das poucas que não será esquecida. O tempo o confirmará, vais ver.
Tenho que ouvir esta colectânea da Merge, editora que aprecio e sigo amiúde.
Abraço!

eduardo disse...

este disco de versões, como acontece com a maioria, resulta muito desiquilibrado.