"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Good cover versions #15









BRITISH SEA POWER "Tugboat" (Rough Trade, 2003)
[Original: Galaxie 500 (1988)]

Nas comemorações do 25.º aniversário da editora Rough Trade, um conjunto de artistas do então (em 2003) catálogo corrente do selo criado por Geoff Travis revisitava uma série de "clássicos" desse quarto século de história. Embora tivesse por título Stop Me If You Think You've Heard This One Before..., a compilação não inclui qualquer tema da autoria de Morrissey & Marr entre as escolhas.
Em compensação, Stop Me... conta com dois temas originais dos Galaxie 500 entre as dezasseis versões, o que, não obstante a carreira fugaz, diz bem da influência do mítico trio de Boston: "Tell Me" pelos The Tyde, e "Tugboat" pelo British Sea Power (BSP).
Banda que tem seguido um trajecto exemplar ao longo desta década, caso raro entre as "novas" bandas britânicas, os BSP assumiram o peso da responsabilidade ao pegar num tema responsável por uma das mais saudosas descobertas musicais na vida deste escriba, vai para duas décadas. No original um hino de alienação, tão ingénuo que soaria tolo noutras mãos que não as dos Galaxie 500, "Tugboat" evolui nesta versão para um longo devaneio de contornos épicos. Para além do alto nível qualitativo, também a melancolia permanece intocável...

3 comentários:

O Puto disse...

Por coincidência, estava para aqui a "ouvir" uns vídeos dos Luna no TuTubo. Abraço!

Joe disse...

Uma das melhores bandas da actualidade (responsáveis por aquele que é provavelmente o meu álbum preferido deste ano) a versionar uma das bandas mais importantes dos últimos 20 anos. Pode lá haver melhor?..
Esse disco é bem simpático, uma mina de boas versões de boas canções.
Abraço

O Puto disse...

Curiosamente, os Galaxie 500 e os Luna também fizeram bastantes versões. Das boas.