"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Singles Bar #28
















BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB

Whatever Happened To My Rock'n'Roll (Punk Song)
[Virgin, 2001]

I fell in love with the sweet sensation
I gave my heart to a simple chord
I gave my soul to a new religion
Whatever happened to you?
Whatever happened to our rock'n'roll?
Whatever happened to my rock'n'roll?

Ano da graça de 2001. O velho rock'n'roll está moribundo. O "fenómeno" nu-metal domina o airplay radiofónico. Na MTV, hordas de boy bands decoradas com piercings e tatuagens são o prato do dia. Operando a partir de São Francisco, Califórnia, um trio de jovens mostra-se inconformado com este estado de coisas. Reclamam para o rock'n'roll o elemento transgressor entretanto perdido. Desalinhados, respondem pelo nome de Black Rebel Motrorcycle Club (B.R.M.C.), numa alusão ao gangue de motards do jovem Marlon Brando na película The Wild One.
A rebelião dos B.R.M.C. materializa-se sob a forma de "Whatever Happened To My Rock'n'Roll (Punk Song)", misto de raiva incontida e crença no poder do r'n'r . Nas guitarras, trazem o fuzz herdado de uma rigorosa dieta de Jesus and Mary Chain e de Spacemen 3, ambos nomes paradigmáticos da devoção à "causa". No videoclip promocional, revisitam-se imagens da etapa final da década de 1960, período fértil em revoluções movidas à guitarra.
À data, no dealbar de um novo século, juntamente com os Strokes e os White Stripes, os B.R.M.C. reaproximaram o público ( e os jornais e revistas) do rock'n'roll, fazendo crer num futuro radioso. Ainda que não se tenham cumprido as expectativas mais optimistas, para a posteridade fica a recordação de um breve espaço de tempo em que as seis cordas ditaram - novamente - regras.


Sem comentários: