"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 20 de abril de 2010

Singles Bar #43




NED'S ATOMIC DUSTBIN
Kill Your Television
[Chapter 22, 1990]

Na viragem dos eighties para os nineties do século passado, enquanto no noroeste de Inglaterra se aplicavam os ensinamentos retirados da explosão acid house ao psicadelismo de finais de 1960s, ligeiramente mais a sul, nas Midlands, os mesmos elementos dançantes eram cruzados com a agressividade do punk e com o tribalismo das primeiras manifestações do gothic rock. Esta tendência de vida breve ficou baptizada de grebo, e teve pioneiros em bandas como The Wonder Stuff,  Gaye Bikers on Acid, ou os reinventados Pop Will Eat Itself . Antes da consagração mainstream pela mão dos Jesus Jones e dos EMF, o "género" revelou, entre outros, os Carter USM e os Ned's Atomic Dustbin. Durante a carreira, que se ofuscou com os alvores da britpop, estes últimos gozaram de uma relativa notoriedade que se estendeu aos Estados Unidos. A responsabilidade pelo moderado sucesso dos Neds é, quase em exclusivo, do primeiro single deste jovem quinteto, precisamente Kill Your Television. Exemplo perfeito do crossover entre rock e música de dança que à data ditava regras, este tema deve o seu ritmo contagiante não só às batidas aceleradas e enérgicas, mas também à imponência melódica retirada de dois baixos, uma das particularidades da banda. Como em muitos exemplares do género, o título é um slogan provocatório que ofusca as mundanidades da letra. Dedico-o aos actuais programadores de conteúdos telivisivos. A todos, sem excepção.

3 comentários:

Shumway disse...

Olha aqui está uma verdadeira antiguidade, destes meninos que realmente não fizeram muito mais.
Ainda tenho lá em casa o LP que tem esta música, mas não tenho mais nada deles.

E chamaste ao movimento grebo, mas lembro-me que na altura a imprensa musical britânica tive a necessidade de subdividir em vários generos alguns dos grupos que referes: The Wonder Stuff, Pop Will Eat Itself ou Jesus Jones e outros que me estou a lembrar agora como os Senser.
Aí está um bom desafio para ir lá as prateleiras ver o que lá tenho e palpitar num post.

Abraço

M.A. disse...

Para mim, os Senser têm mais afinidades com algumas correntes do hip-hop e foram revelados posteriormente. Por acaso, os Wonder Stuff do "Never Loved Elvis" já nada tinham que ver com o grebo.

eduardo disse...

O "God Fodder" é grande disco, mas depois foi sempre a cair...