"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 9 de março de 2009

Good cover versions #18















SPIREA X "Signed D.C." (4AD, 1991)
[Original: Love (1966)]

Hoje vistos como uma mera nota de rodapé na "cena" shoegaze e dos seus territórios contíguos, os Spirea X foram, essencialmente, o veículo para Jim Beattie - integrante da formação original dos Primal Scream - rever as memórias folk pop dos sixties (com os Byrds à cabeça) à luz da estética dominante em inícios da década passada. A sua carreira efémera deixou para a posteridade apenas um registo de longa-duração (Fireblade Skies, de 1991), um disco menor que considero essencial apenas para os completistas do género.
Sintomaticamente, num álbum particularmente desequilibrado, o ponto alto acaba por ser uma canção de outrém, na circunstância "Signed D.C.", tema incluído na estreia homónima dos Love, e no qual um Arthur Lee simplesmente tocante relata, na primeira pessoa, a espiral de decadência de um junkie. Na versão dos Spirea X, "Signed D.C. não foge em demasia à matriz do original. Porém, a toada atmosférica e as percussões orientais conferem-lhe uma aura de mistério quase sacra.

1 comentário:

Shumway disse...

Excelente recordação. Sem comprometer criaram uma boa versão.

Abraço