"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Superfixe!
















No que concerne a álbuns de originais, os Superchunk já não davam notícias desde os alvores do novo século. Desde então, sabe-se que a dupla fundadora Mac McCaughan - Laura Ballance tem andado ocupada a gozar os rendimentos e a acompanhar de perto o crescimento exponencial da Merge Records, a editora que fundaram há mais de duas décadas com o intuito de lançar os discos dos próprios. Dele, sabe-se também que passou a dedicar mais tempo ao projecto paralelo Portastatic. Os dois lançamentos em pequenos formatos no ano passado, e o regresso aos palcos (e que belo concerto que eles deram no Primavera Sound de Maio último...) faziam adivinhar a boa nova: em meados do próximo mês chega às lojas Majesty Shredding, nono álbum da banda e, anunciado pelos próprios, sério candidato a pico de carreira. Esta última informação poderá ter alguma relevância a priori se lembramos que a integridade e a sinceridade sempre foram apanágios do quarteto de Chapel Hill, Carolina do Norte. Antecedendo o novo lançamento, brevemente serão repostos em edições remasterizadas No Pocky For Kitty (1991) e On The Mouth (1993), dois marcos incontornáveis para os seguidores dos Superchunk. No alinhamento da novidade Majesty Shredding poderemos encontrar o hiper-enérgico "Crossed Wires", súmula perfeita da receita power-pop-teen-punky que constitui a fórmula superchunkiana, lançado no pretérito ano em 7" de edição limitadíssima.


"Crossed Wires" [Merge, 2009]

2 comentários:

Lídia Gomes disse...

Belíssimo som. Não conhecia esta malta (shame). O que aconselhas para começar a desbravar mundos superchunkianos?

M.A. disse...

Para começar, talvez o mais indicado seja "Here's Where the Strings Come In", que realça a faceta power-pop e amansa o pendor punky dos primórdios. Depois de assimilados, os dois discos que eu falo são mesmo de escuta obrigatória.