"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Singles Bar #50






THE SPECIALS
Ghost Town
[2 Tone, 1981]






Quando hoje se fala em ska, vêm à cabeça inúmeros projectos, muitos deles nacionais, repetitivos, previsíveis e vagos em ideias. Porém, na Inglaterra da viragem dos setentas para os oitentas, o género originário da Jamaica conheceu período de grande fulgor, com um número razoável de bandas a associar inovação musical à mensagem tendencialmente politizada. Na maior parte dos casos, a base ska era injectada de elementos contemporâneos do punk e da new-wave, criando uma fusão que ficaria designada por 2 Tone (os dois tons são o negro e branco, sugerindo a reinante miscigenação), isto por culpa da editora com o mesmo nome que albergava o maior número de projectos dedicados a este género revisionista. De entre as várias e óptimas bandas lançadas pela editora de Coventry, o destaque principal vai para The Specials, colectivo multi-racial da mesma cidade que, em termos de imagem, adoptou o visual dos rude boys do movimento mod de sessentas, gesto em que foram imitados por uma vasta falange de seguidores. Da vasta obra gravada sob as diferentes transformações do nome Specials, merecem especial destaque os dois primeiros álbuns, discos fundamentais para melhor compreender a largura de horizontes musicais da época em que foram gravados. Porém, situada cronologicamente entre aqueles, e ausente do alinhamento de qualquer um dos dois, está "Ghost Town", a canção que asseguraria à banda de Jerry Dammers e Terry Hall um lugar na História e que, ainda hoje, persiste como influência habitual em projectos que cruzam as diferentes expressões da música negra com a pop
"Ghost Town" nasce como reacção às políticas de Margaret Thatcher, desastrosas ao nível do emprego e desencadeadoras de tensões sociais e raciais entre os jovens britânicos, em particular nas cidades do interior, longe das grandes metrópoles. É o caso de Coventry, cidade outrora conhecida pela forte implementação industrial que entrou em declínio no consulado da dama-de-ferro. Nos jovens, a falta de perspectivas de futuro redunda habitualmente em actos de delinquência, sublinhados em "Ghost Town" pelas sirenes em fundo ou por tiradas do género "too much fighting on the dance floor" e "why must the youth fight against themselves?". No refrão, sem palavras, fica implícita a aura fantasmagórica sugerida pelo título. 
Embora "Ghost Town" tenha Coventry como pano de fundo, os Specials optaram por rodar o respectivo vídeo promocional na capital. É nas ruas desertas de Londres que os membros da banda, com ar alheado e alienado, se passeiam de carro, como que a querer dizer que o flagelo localizado despoletado por Thatcher pode, a curto trecho, alastrar aos grandes centros populacionais (e decisórios) do país.



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