"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Good cover versions #41












SUPERCHUNK "Say My Name" [Engine Room, 2007]
[Original: Destiny's Child (1999)]

A iniciativa Guilty By Association parte de uma pequena editora norte-americana, e consiste em reunir compilações com nomes do universo indie a reinterpretar um tema que considerem um guilty pleasure. Vai já no segundo volume e, tal como em muitos dos discos-tributo, os resultados são variáveis. No caso em apreço, diria até que ficam nivelados muito por baixo. A maioria dos nomes envolvidos tem investido em interpretações desmaiadas e até "xoninhas" de canções que, no seu original, constituem convites à dança das massas seguidoras dos hits de cada estação. Fórmula gasta e previsível, portanto, a revelar os piores defeitos que qualquer leigo aponta ao chamado indie.
Uma dos honrosas excepções tem a assinatura dos efusivos Superchunk, com um número carregado de riffs melódicos que constituem o gancho certeiro para deixar o ouvinte irremediavelmente rendido. A voz de puto reguila de Mac McCaughan é o garante da eterna juventude que a banda gosta de apregoar nas suas canções. Na génese de tão eficaz tratado power-pop está "Say My Name", o primeiro hit planetário da girl-band que catapultou a boneca Beyoncé e que, à data, foi manifestação pioneira da sofisticação do "novo" R&B que em breve preencheria, quase em exclusivo, a programação dos canais de música.

3 comentários:

Miss C. disse...

Post acabado de sair do forno e o link já não funciona?!

M.A. disse...

Ainda estava a arrefecer ;) Agora já funciona.

O Puto disse...

Por acaso tenho o primeiro volume dessas compilações e é bem catita.