"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 1 de março de 2010

Singles Bar #42






















HUGGY BEAR
Her Jazz [Wiiija, 1993]

When you say it say it is us two too
True you taught me how to shoot
And best pull up my skirt
And put up with hurt
Boy/girl revolutionaries you lied to me
Boy/girl revolution teaze

Há cerca de 20 anos, um estranho impulso levou a que um número significativo de mulheres, insatisfeitas com o estatuto de meras figurantes, ousasse desafiar o domínio masculino no rock. Eram movidas por um bem vincado manifesto feminista que, alto e bom som, apontava o dedo às injustiças  e às discrminações de que ainda eram alvo no mundo ocidental de finais de século. Movimento altamente politizado, essencialmente assente em território dos Estados Unidos, ficou adequadamente baptizado de Riot Grrrl. Porém, foi em Inglaterra que teve origem um dos mais imaginativos e incisivos colectivos do género. Chamavam-se Huggy Bear e, em boa verdade, eram uma banda apenas 3/5 feminina. Ao contrário das congéneres norte-americanas, vistas como uma mera actualização do velho punk-rock, os Huggy Bear tinham um espectro de influências mais alargado, o que muito contribuiu para a sua originalidade: ao rock primordial foram buscar o groove animalesco, dos girl-groups de sessentas recuperaram o sentido melódico, do punk herdaram a postura confrontacional.
"Her Jazz" é o tema mais emblemático de uma curta carreira e, simultaneamente, resumo perfeito dos intentos da banda: riffs corrosivos, um balanço irresistível, e verborreia capaz de fazer corar os rapazes de conduta menos correcta para com o sexo oposto. Para a posteridade fica uma passagem caótica da banda pelo programa The Word, do canal 4 britânico, que terminaria com a expulsão do estúdio depois de manifestações ruidosas contra uma reportagem de suposto teor sexista no boletim noticioso.


1 comentário: