"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 7 de março de 2010

R.I.P.

 
MARK LINKOUS
[1962 - 2010] 

Através de comunicado, a família de Mark Linkous, líder de sempre dos Sparklehorse, ou os próprios Sparklehorse, faz saber o seguinte:

It is with great sadness that we share the news that our dear friend and family member, Mark Linkous, took his own life today [ontem]. We are thankful for his time with us and will hold him forever in our hearts. May his journey be peaceful, happy and free. There's a heaven and there’s a star for you.

Tal como no caso recente do amigo e colaborador Vic Chesnutt, a decisão de Linkous pôr termo à vida não constituirá surpresa. Até porque existem relatos de algumas tentativas nesse sentido. Mas, quando se encontra estabelecida uma relação de quase intimidade com a obra de um músico, torna-se sempre triste a sua despedida.

Sparklehorse "Sick Of Goodbyes" [Parlophone, 1998]

7 comentários:

strange quark disse...

O desaparecimento precoce parece estar em força. Ainda não tenho nenhum disco dos Sparklehorse, mas já andavam na minha wish list.

M.A. disse...

Ainda há uns 15 dias comprei a colaboração com Christian Fennesz para a série "In the Fishtank". É diferente de tudo o que ele fez, não é uma audição fácil, mas julgo que te vai agradar.

strange quark disse...

In the Fishtank é uma série? Pensava que era apenas o nome do disco, e ouvi uns quantos temas desse disco no final do ano passado. De facto, tenho-o na lista.

O Puto disse...

Fiquei consternado com esta notícia, pois desconhecia as tendências suicidas de Linkous. PErdeu-se um grande compositor, do qual conheço parte da obra. Também queria adquirir as colaborações editadas no ano passado. R.I.P..

Shumway disse...

Deixou-nos discos maravilhosos. Provavelmente “It's a Wonderful Life” é o meu favorito.

M.A. disse...

S.Q.:
Sim, é uma série do qual o Sparklehorse + Fennesz é o 15.º e, até agora, último volume. A coisa consiste numa iniciativa da editora holandesa Konkurrent que convida bandas (umas vezes em separado, outras em colaboração)a quem oferece dois dias de estúdio (situado num antigo aquário, daí o nome) e total liberdade criativa. Um dia, ainda hei-de completar a colecção...

Puto:
Não te quero desiludir, mas se estás a pensar na colaboração com o Danger Mouse, podes ir tirando o cavalinho da chuva: ao que parece, o lançamento foi abortado por questões de política editorial. No entanto, sei que se chegou a vender o booklet com as fotos do David Lynch e um CDR. Se quiseres, podes lá gravar a música do dito, obtida por meios pouco lícitos...
Quanto às tendências suicidas, tanto neste caso, como no do Chesnutt, e já agora no do Elliott Smith, parece-me que a música fala por si.

Shumway:
Para te ser franco, gosto de todos, cada um à sua maneira, embora me incline ligeiramente para o "Spider". Talvez seja por ter sido o primeiro que ouvi.

Abraços!

strange quark disse...

Segundo o S+V, no obituário que fizeram ao Mark Linkous, vem referido que essa famosa colaboração com Danger Mouse vai ser reeditada este ano. A fazer fé na notícia, digamos que os problemas legais em torno "dos direitos de não sei o quê" estarão resolvidos.