"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ao vivo #49


















Lætitia Sadier @ Galeria Zé dos Bois, 18/02/2010

Não se tratou propriamente de um concerto o evento que levou uma pequena multidão de curiosos à ZdB na noite de ontem. Aquela que alcançou notoriedade como a mais enigmática das vozes dos grandes Stereolab, e que há muito trocou a França natal pela terra das oportunidades do Reino Unido, tinha reservado para os convivas um curto showcase informal apenas com voz e guitarra. Aproveitando uma pausa nas actividades daquela banda, Lætitia Sadier prepara-se para lançar o primeiro álbum a solo, cujas canções vem apresentar o em formato reduzido esqueleto. Quem esperava os mantras circulares derivadas do kraut que fizeram a fama dos Stereolab, sai obviamente frustrado e, até eventualmente aborrecido. Porém, com alguma compreensão e boa-vontade, é possível extrair alguns pontos positivos deste pacato serão. Reconheça-se então alguma surpresa (agradável) perante a novidade do intimismo destas novas canções, que chegam a abordar temas pessoalíssimos como o divórcio (de Tim Gane, mentor dos Stereolab). Ou então, admitam-se as qualidades inequívocas de uma voz que, sem virtuosismos bacocos, se liberta e respira à medida que cresce a empatia com o público.
Na despedida, depois de uma sentida versão de Wendy & Bonnie, uma humilde Lætitia agradece gentilmente o empréstimo do amplificador e da guitarra (para destros), cujas cordas foram previamente trocadas para esta encantadora esquerdina. 

4 comentários:

hg disse...

a simpatia dela quase colmatou as lacunas artísticas. um concerto musicalmente fraco, mas que, no entanto, não considerei um serão completamente perdido. esperemos que em disco (e com banda a acompanhar) as músicas se revelem melhores.
p.s: concerto, concerto foi hoje os Little Claw. Que surpresa!

M.A. disse...

Apesar de o concerto assim a dar para o singelazito, e visto dentro do contexto, até o achei agradável. Quanto aos Little Claw, ainda estou para aqui a roer-me de arrependimento. Se ao menos estivesse na minha terra, a 500 e tal km de distância, poderia ir vê-los hoje em Bragança...

hg disse...

Os Little Claw regressam em Abril ao Barreiro, tens aí nova oportunidade. Eu vou repetir a dose de certeza absoluta.

O Puto disse...

Tive pena de não a ver ao vivo, pois nutro uma enorme simpatia pela Lætitia.