"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 30 de março de 2010

10 anos é muito tempo #19





16 HORSEPOWER
Secret South
[Razor & Tie / Glitterhouse, 2000]

Filho de um pastor evangélico, Dave Eugene Edwards é hoje um dos mais reconhecidos represantantes do crossover entre a tradição do americana e a "modernidade" do rock. Actualmente dedicado em exclusivo aos Woven Hand, destacou-se previamente como líder dos 16 Horsepower (16HP), banda que fundou ainda em tenra idade em Denver, no Colorado. Primeiramente ocupados na elaboração de paisagens sonoras desoladas como meio de disseminação das mensagens de fé, ao terceiro álbum, os 16HP dão um claro passo evolutivo, concentrando-se agora no contar de pequenas histórias de pecado, redenção e salvação.
Secret South abre com "Clogger", tema de uma tensão eléctrica inaudita movido pela propulsão de um baixo arrasador. Se mais evidências fossem pedidas, este é o exemplo acabado do paralelismo entre Edwards e Jeffrey Lee Pierce, caso o malogrado líder dos Gun Club fosse crente. Substancialmente menos frenéticos, o cavalgante "Cinder Alley" e o magistralmente épico e redentor "Splinters" são mais dois exemplares destes "novos" 16HP empenhados em imprimir uma maior densidade a cada canção. No primeiro, realcem-se as similitudes com algumas abordagens de um Nick Cave da fase "madura". Reverente das raízes da música norte-americana, o trio não só recorre abundantmente a instrumentos habitualmente estranhos ao universo rock (mandolim, banjo, acórdeão, violoncelo, serra com arco), como revisita amiúde esse velho e rico cancioneiro. Em Secret South, há uma dupla visita ao passado: primeiro numa interpretação crua do tradicional "Wayfaring Stranger", a conferir uma dose de rusticidade; depois com uma versão sentida e belíssima de "Nobody 'Cept You", obscura balada da autoria Bob Dylan.
Quando confrontados com a atmosfera opressiva, quase gótica, que percorre todo o disco somos levados a crer que no fim iminente, tal o empenho posto em favor da densidade textural de cada canção. Contudo, mais atentos ao teor das palavras, indubitavelmente sinceras, Secret South propaga uma mensagem de esperança que encontra destinatário em qualquer ouvinte, temente ou não.


"Clogger"


"Splinters"


"Wayfaring Stranger"

2 comentários:

Shumway disse...

Mr. Dave Eugene Edwards é um dos favoritos cá da casa.

Abraço

dream_brother disse...

Que álbum. Que música. Que banda. Uma das maiores pérolas apresentadas pelo grande António Sérgio. Boa recordação para começar o dia... :)