"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Good cover versions #61












VERONICA FALLS _ "Thorn In My Side" [Bella Union, 2011]
[Original: Eurythmics (1986)]



Representantes da vaga revivalista da C86 em solo britânico, os Veronica Falls têm tido a sua quota parte de responsabilidade pelo renascer do entusiasmo relativamente à música que se faz em terras de Sua Majestade. No esplendoroso álbum de estreia do ano passado, esquivavam-se do rigor das premissas jangle/twee, dando um cunho pessoal à coisa por via do abuso da reverberação, de uma certa obsessão pela fantasmagoria, e pelo ligeiro travo surfy. São também essas as regras impostas na "reinvenção" de "Thorn In My Side", tema enriquecido pelas harmonias girl/boy que resulta como uma versão twee dos saudosos Sons and Daughters dos primeiros tempos.

Portanto, a versão em apreço difere radicalmente do original dos Eurythmics, na altura uma parelha já estabelecida no mainstream e completamente afastados da linguagens new-wave/synth-pop dos primórdios. "Thorn In Me Side" é a típica abjecção de meados de oitentas, à qual não falta sequer o saxofone de gosto dúbio. É música calculada para FMs de programação formatada, com respectivo vídeo destinado a canais televisivos estagnados e apostados na exploração da imagem forte da dupla. Hoje é, provável e sintomaticamente, o tema mais difundido dos Eurythmics na praga de recuo aos eighties que continua a alastrar.