"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sábado, 1 de outubro de 2011

Good cover versions #58















14 ICED BEARS _ "Coming Down" [Thunderball, 1989]
[Original: The United States of America (1968)]



Colectivo de breve existência, os angelinos The United States of America são um dos segredos mais bem guardados do movimento contra-cultura que agitou o país que lhes deu o nome em finais de sessentas. Renderam apenas um álbum, único também na proposta que apresentava, com pretensões arty e orientada algures na intersecção de diferentes projectos mais conhecidos da mesma época. Assim, assimilavam elementos de diferentes proveniências, tais como o positivismo acidificado dos Jefferson Airplane, a exploração electrónica pioneira dos Silver Apples, ou até os encantos enegrecidos dos Velvet Underground com Nico.  Acredite-se ou não, esta sonoridade tão peculiar teve forte impacto em projectos recentes como os finados Broadcast, influência que, de resto, os próprios nunca refutaram. Na sua curta duração, inferior aos três minutos, "Coming Down", um dos temas desse álbum único, é a súmula perfeita da combinação dessas diferentes sensibilidades.

Igualmente originais no contexto das bandas nascidas da explosão indie propiciada pela C86, porque rendidos ao então demodé psicadelismo, os britânicos 14 Iced Bears seriam certamente conhecedores desta e de muitas outras obscuridades do género. Por inerência, tiveram direito à sua reinterpretação de "Coming Down", relativamente fiel ao original mas, ainda assim, em linha com outras expressões indie contemporâneas. A primeira diferença significativa que ressalta das duas versões é a voz, feminina e encantada no original, masculina e imberbe na releitura. Embora substancialmente menos dados aos delírios hedonistas que alguns dos seus pares mais célebres, os 14 Iced Bears têm aqui uma inusitada concessão ao groove. Como resultado, a espaços, temos a sensação de estar na presença de uma variação empoeirada do brilho multicolor com que, à época, os Stone Roses agitavam as massas.

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